Ainda recente no Brasil, o Isopor® ganha espaço na área como solução econômica e ecologicamente correta

Ainda recente no Brasil, o Isopor® ganha espaço na área como solução econômica e ecologicamente correta

O Isopor® é a solução que cresce cada vez mais por conseguir consolidar tecnologia com sustentabilidade em seus diversos benefícios. “O Isopor® tem vantagens em ser isolante térmico, leve, utilizar menos água que a argamassa (produto qual é substituto) e ser livre de CO². Além do Isopor® ser 100% sustentável e mais barato, também é mais fácil para a decoração dos edifícios”, explica Patrícia Silvério, executiva de Marketing da Sto, líder mundial de sistemas térmicos com revestimentos de fachadas para a indústria da construção civil.

De forma resumida, a executiva conseguiu pontuar todas as qualidades que o EPS agrega nas obras em empreendimentos. Arquitetos e engenheiros que buscam por alternativas e métodos para uma construção ágil, eficiente e que reduz os custos, encontraram a solução.

Segundo entrevista para o Portal do Arquiteto, o engenheiro Ricardo Guimarães de Burgos informou que “com a utilização dos blocos de EPS, há uma redução de 20% no custo da fundação da obra, de até 50% de ferragem usada na própria laje e de 35% no consumo de concreto”.

A economia durante a realização da obra, conforme citou a executiva de marketing, deve-se principalmente ao fato da leveza. “O Isopor® costuma pesar aproximadamente 10kg/m³, o que possibilita um menor uso de mão de obra”.Também pode-se considerar uma redução no consumo de concreto, já que o produto preenche os espaços que seriam tradicionalmente ocupados pelo cimento, além de utilizar uma menor quantidade de água se comparado com outras opções que substituem o EPS.

Para quem deseja ter as vantagens do Isopor®, a Knauf Isopor® oferece blocos de EPS para o segmento de construção civil cortados com as especificações de espessura, tamanho e densidade adequado às obras que garantem total eficiência. “Escolhemos a Knauf Isopor® porque já sabíamos da responsabilidade e credibilidade da empresa em entregar o material corretamente de acordo com as nossas exigências e prazos”, afirma Patrícia.

Economia para todos os públicos

Não é somente para as empresas de construção civil que o Isopor® é vantagem. Essa tecnologia é praticada em outros países há mais de 60 anos por trazer economia aos usuários dos edifícios e ao meio ambiente. “Desde 2014 quando começamos a trabalhar no Brasil, a Sto conseguiu uma economia de 150 milhões de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera”, conta Patrícia.

O melhor custo benefício para o usuário final é por conta do Isopor® ser um isolante térmico, que dificulta a dissipação de calor e permite manter a temperatura ambiente sem precisar utilizar ar condicionado ou aquecedor, além do EPS proteger os empreendimentos de ruídos indesejados.

Aceitação do Isopor®

Algumas pessoas que ainda não têm conhecimento sobre os benefícios do uso do Isopor® para a construção civil, criam uma certa resistência à aceitação, tanto pelo fato de ainda remeterem ao produto de caixas que chegam ao consumidor final e aparentam ser frágil, como pela preocupação da propagação de fogo.

“Hoje as pessoas ainda desconhecem dos benefícios do Isopor®. Falta informações sobre a utilização do produto no segmento de construção civil”, afirma Patrícia. Com os avanços tecnológicos, a fabricação do EPS de classe F é garantida que não gera combustão, além de ser capaz de atuar na construção civil por meio da definição de densidades mais altas, que determinam um produto mais rígido.

De acordo com o engenheiro Ricardo, o uso do material não compromete a segurança da construção. Ele acredita que, com as comprovações matemáticas feitas em algumas obras, haja um aumento expressivo da adoção do Isopor®.

 

Fonte: Mundo Isopor®